Autoestima em debate

Queria saber quando surgiu a autoestima. Quem inventou, quem e quando falou primeiro dela, como é que essa pessoa descobriu que ela existia! O Wikipedia me disse que foi em 1892 e que foi o William James, também conhecido como pai da psicologia moderna. Eu bem que queria bater um PC (papo cabeça) com ele, pra ver se ele me dá umas dicas.

Cuidar da autoestima é difícil e é como o trabalho doméstico, não acaba nunca. Se você descuidar, já viu, ela pode ficar desprotegida. E aí, pra voltar ao normal, pode demorar horrores, dar um trabalho do cão.

O mais perigoso pra pobre da autoestima é a mudança de cenário. Saiu da zona de conforto, é batata, ela balança. Pé na bunda, emprego novo, namorado novo, ambiente novo, turma nova, colégio novo, tudo novo: a pobre treme. E aí? O que fazer?

Acho que quem poderia responder melhor era o William James. Mas, na falta dele, os comentários estão abertos.

Agora, com licença, vou levar minha autoestima pra comprar um casaquinho, que a bichinha tá desprotegida e a previsão do tempo disse que vamos a zero grau.

Neste caso, o gato tem problema de autoestima ao contrário

PS: Desculpem a ilustração. Mas tenta aí jogar “autoestima” no Google pra você ver!

PS2: Talvez eu também esteja com problema de autoestima ao contrário em propor um debate nos comentários do post, né? Internação?

Esta entrada foi publicada em dezembro 3, 2011 às 6:32 pm e está arquivada sob Neurose. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

4 opiniões sobre “Autoestima em debate

  1. Outro dia vi uma entrevista (tá, era com o Bial, prontofalei) em que diziam que a autoestima vem de fora pra dentro, depende de elogio e reconhecimento, alguém dizendo que vc é un tudo. Acho isso sinal de
    autoestima baixa e, no mundo ideal, não devia ser assim. Mas quem nunca?(ps: vc é gata, smart and maneira. Besu.)

    • Acho triste tb a autoestima vir de fora pra dentro. Eu ia escrever no post que, mesmo sem vc sentir certas coisas, devia dizer a vc mesma, ou seja, mentir, que vc é gata, smart and maneira. Mas achei que usar o termo “mentir para si mesmo” era pesado demais. Eu poderia ser mal interpretada e aí, como ficaria minha autoestima?

      • Autoestima? Só pode vir da gente mesmo né? É difícil. Infância, família, professores, colegas, namorados, patrões etc. podem prejudicar bastante essa tal autoestima. Sabemos quando o elogio, o reconhecimento é falso, meia boca, mas necessitamos do reconhecimento (credo!parece manual de auto ajuda).
        Elogio verdadeiro é bom mesmo para reforçar o ego. E você Bellezinha, pessoa maravilhosa, merece todos.
        Da amiga e sogra.

  2. carla beatriz em disse:

    Sabe, eu acho que a auto-estima não depende só da pessoa, mas sim, de nos que vivemos com elas, por exemplo:
    Se você estive-se indo para o colégio com uma roupa que você goste muito, mas chega
    no colégio toda a sala soa de você, fica te mangando, o que você faz
    obviamente você vai chorar e nunca mais vai usar aquela roupa.
    Ou
    Alguém te chama de feio, ridículo, que você não presta, que não vai ser ninguém na
    vida.
    Quando você fica adulto você vai ficar com isso pro resto da vida e sempre que você estiver fazendo algo você vai pensar, que você sou feio, ridículo, que não presta, ai você não vai ser ninguém mesmo por que alguém um dia falou isso de você isso se chama de pessoas que não tem auto-estima, que não tem pensamentos positivos.
    Mas existe casos raros de pessoas que superam que diz a si mesmo que vai conseguir e conseguem.

    Espero que eu tenha ajudado vocês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    bjssssssssssssssssssss

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: